24.5 C
Brasília

Ministro anuncia leilão de terminal de contêineres do porto de São Sebastião

Projeto visa ampliar capacidade portuária em São Paulo e desonerar crescimento do Porto de Santos

Data:

Após participar de evento na Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), na última quarta-feira (1º), em Brasília, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o governo pretende realizar no primeiro trimestre do próximo ano a licitação do novo terminal de contêineres do porto de São Sebastião, no litoral norte do estado de São Paulo.

O ministro disse que São Sebastião será um porto de multipropósito e que terá operação de contêineres: “Essa é uma medida estratégica. As duas concessões, incluindo o Tecon 10, em Santos, vão resolver definitivamente o crescimento do setor portuário do estado de São Paulo.”

O ministro acrescentou que a iniciativa envolvendo São Sebastião vai ampliar a capacidade dessas operações no porto de Santos, onde está sendo preparado o leilão do maior terminal de contêineres do país. Segundo Costa Filho, a previsão é realizar o leilão do Tecon 10 na segunda quinzena de dezembro.

Costa Filho destacou a preocupação com a concentração de mercado no certame do Tecon 10 – o que pode levar à proibição de participação de quem já detenha terminal no porto. Mas ressaltou que a posição do ministério será a mesma do Tribunal de Contas da União, que, este mês, deve analisar o processo e definir o modelo do leilão.

“Precisamos atrair mais players internacionais para ampliar a democratização do porto de Santos. Tenho dúvidas se é saudável manter a grande concentração nas mãos de poucos operadores, quando temos a oportunidade de ampliar a participação de quem deseja atuar no porto”, disse o ministro.

Costa Filho anunciou a realização de roadshow para atrair investidores ao leilão do Tecon 10. “Nossa ideia é promover, no início do próximo mês, um grande roadshow com empresas internacionais e brasileiras interessadas em participar do certame do terminal de Santos.”

Modelo contestado

O diretor de Investimentos da APM Terminals para as Américas, Leonardo Levy, afirmou, em entrevista publicada na Folha de S.Paulo, na sexta-feira (dia 3), que a multinacional dinamarquesa Maersk não está sozinha na briga pelo direito de participar da concorrência no megaterminal Tecon 10. A Maersk já possui terminais em Santos.

Leonardo Levy alega que, caso seja adotado o modelo com restrições, ou seja, que impeça a participação de armadores que já possuem terminal no porto, a empresa reivindicará a realização de nova audiência pública para debater o assunto. E não descarta tentar impedir o leilão na Justiça. Ele disse que o grupo planeja investir R$ 30 bilhões em seus projetos no Brasil nos próximos anos.

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: Tendência ao continuísmo nos estados

Levantamento realizado pela Arko Advice, tendo como base pesquisas do...

Aumento do IOF impulsionou pico de arrecadação em setembro

Receita Federal registra crescimento real de 1,43% sobre setembro de 2024, melhor resultado para o mês desde 2000

The Economist destaca o Brasil como exemplo de sucesso na preservação da Amazônia

Editorial ressalta políticas equilibradas do governo Lula para conter desmatamento e proteger terras indígenas