20.5 C
Brasília

Minas e Energia lança consulta pública para o primeiro leilão de baterias do país

Iniciativa busca modernizar setor energético com novos sistemas de armazenamento

Data:

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta segunda-feira (10), a consulta pública que define as diretrizes e a sistemática para a realização do primeiro leilão de baterias do Brasil. O objetivo é contratar potência elétrica a partir de novos sistemas de armazenamento de energia.

A consulta pública receberá contribuições até 29 de novembro e servirá de base para a portaria que definirá as regras do leilão.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

O leilão será realizado no âmbito do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) e integrará um produto específico voltado ao armazenamento de energia. A iniciativa permitirá a instalação e operação de grandes sistemas de baterias, capazes de armazenar eletricidade e liberá-la conforme a necessidade.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou que a medida é inédita e reforça o protagonismo do Brasil no planejamento energético. “Essa iniciativa contribui para a modernização do setor, ampliando sua capacidade de resposta às novas demandas”, destacou.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita