25.5 C
Brasília

Leilão da nova concessão da BR-381 (MG-SP) será no dia 11 de dezembro

Rodovia Fernão Dias terá novo contrato para modernização e ampliação de capacidade

Data:

A diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, na terça-feira passada (2), o processo para o novo leilão de concessão da BR-381/MG-SP, trecho de 569 quilômetros entre Belo Horizonte e Guarulhos (SP). O governo prevê mais de R$ 15 bilhões em investimentos na rodovia com essa concessão.

O contrato, repactuado com a atual concessionária, Arteris, no âmbito da Secretaria de Consenso (Secex-Consenso) do Tribunal de Contas da União (TCU), será disputado por empresas interessadas em leilão previsto para o dia 11 de dezembro. A própria concessionária poderá participar do certame.

O processo foi relatado pelo diretor-geral da agência, Guilherme Sampaio, que há duas semanas teve seu nome confirmado pelo Senado Federal para permanecer no posto. A posse da nova diretoria da ANTT foi marcada para as 10 horas de terça-feira (09), na sede da própria agência.

O edital da concessão repactuada foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira passada (3). Desde o dia anterior o termo já se encontrava disponível no portal da ANTT, estabelecendo o cronograma para a apresentação de propostas, pedidos de esclarecimento, diligência prévia e realização do leilão.

ViaBahia

A diretoria da ANTT também aprovou o relatório das contribuições públicas à minuta do edital de concessão da chamada Rota 2 de Julho, que compreende as BRs-324/116/BA, anteriormente sob a administração da concessionária ViaBahia.

O plano de outorga da nova concessão será enviado para a avaliação do Ministério dos Transportes e, em seguida, remetido para a análise do TCU, antes da publicação do edital com as regras do novo leilão.

O relator da proposta, diretor Lucas Asfor, afirmou que a modelagem foi “substancialmente aprimorada”, com a inclusão de novas intervenções, como passarelas, e a “otimização” de investimentos voltados para a ampliação da capacidade dos dois trechos rodoviários. E que foram feitos ajustes no cronograma de execução, com três frentes de trabalho simultâneas para antecipar obras relevantes.

Lucas Asfor destacou ainda que o contrato passa a exigir que a futura concessionária elabore o chamado “Plano de 100 dias”, para identificar e resolver rapidamente os pontos mais críticos da via, incluindo consertos no pavimento, sinalização e limpeza.

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Senado suspende exigência de licença prévia para ferrovias privadas

Projeto suspende exigência ambiental para debêntures ferroviárias

Flávio Dino acompanha Moraes e vota pela condenação de Bolsonaro e mais sete

Ministro defende penas mais severas para Bolsonaro e punições diferenciadas para alguns réus

Governo de SP relança programa para renegociação de dívidas tributárias

Iniciativa oferece descontos de até 75% e parcelamento em 120 vezes para débitos de ICMS, IPVA, ITCMD e multas do Procon inscritos em dívida ativa

Brasil sedia encontro para discutir combate à gripe aviária

Os países das Américas registraram quase 2,5 mil surtos da doença