A Latam Airlines anunciou nesta segunda-feira (22) que firmou um acordo com a Embraer para adquirir até 74 aeronaves E195-E2, como parte de sua estratégia de expandir a conectividade na América do Sul. Segundo a fabricante brasileira, esse contrato marca um dos poucos acertos recentes da empresa envolvendo uma companhia aérea nacional.
Além disso, o negócio acontece em um momento crítico, em que as concorrentes Boeing e Airbus enfrentam uma crise crônica de atrasos na entrega de aeronaves.
Encomenda de 24 aeronaves
A Embraer avaliou a encomenda firme de 24 aeronaves em cerca de US$ 2,1 bilhões (aproximadamente R$ 11,22 bilhões), com base no preço de tabela. O pedido inclui, além dessas 24 unidades confirmadas, opções para a compra de outras 50 aeronaves.
As entregas devem começar no segundo semestre de 2026, com prioridade para a Latam Airlines Brasil. Em seguida, outras afiliadas do grupo Latam também poderão receber parte dos jatos, dependendo da evolução do plano de expansão.
Antes do novo acordo com a Latam, o último pedido de aeronaves E2, a geração mais recente de jatos comerciais da Embraer, no Brasil foi feito pela Azul, em 2018. Até agora, a companhia é a única operadora desse modelo no país.
Latam amplia sua malha regional
Até então, a Latam não operava aeronaves da Embraer em sua frota. Atualmente, a companhia mantém 286 jatos da Airbus, 56 da Boeing e 20 cargueiros da fabricante norte-americana, conforme informações divulgadas pela Embraer.
Com a nova encomenda, a fabricante brasileira ressaltou que a Latam poderá ampliar significativamente sua malha regional. Segundo a empresa, a frota de E195-E2 permitirá adicionar até 35 novos destinos aos 160 já atendidos na América do Sul, mercado liderado pelo Brasil.