20.5 C
Brasília

Justiça determina apuração sobre descumprimento judicial pela ANTT no caso FlixBus

Órgãos de controle vão investigar resistência e supressão de documentos em análise de novas linhas interestaduais

Data:

A Justiça Federal do Distrito Federal determinou que o Ministério Público Federal, a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e a Controladoria-Geral da União (CGU) apurem eventual responsabilidade por parte de autoridades da ANTT pelo descumprimento reiterado, por quase dois anos, de decisões judiciais em processo para a abertura de novas linhas interestaduais de ônibus.

Em decisão tomada há uma semana, a juíza substituta Pollyanna Alves, da 1ª Vara Cível em Brasília, aponta que a autarquia resiste ao cumprimento de sentença e de medidas judiciais subsequentes que determinaram a análise de pedidos da empresa de tecnologia e transporte FlixBus para atuar em novas rotas no país.

A ordem judicial em questão também afastou a aplicação, nesse caso, da resolução que instituiu, em 2023, um novo marco regulatório para o serviço de transporte de passageiros. A norma vem sendo questionada pelo mercado e por órgãos como o Ministério Público Federal por favorecer empresas que dominam o setor há décadas e dificultar a entrada de concorrentes.

A magistrada sustenta ainda que há indícios de supressão de documento público: nota técnica da própria ANTT atestando que a FlixBus cumpriu todas as formalidades exigidas foi cancelada e desapareceu de um processo administrativo dentro da agência.

Autor

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita