28.5 C
Brasília

Governo regulamenta gestão de pátios ferroviários e terminais logísticos da Infra

Podem ser outorgados ao setor privado: pátios ferroviários, terminais logísticos e demais instalações de armazenagem e movimentação de produtos

Data:

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (7) a regulamentação da gestão e exploração dos pátios ferroviários, terminais logísticos e demais instalações de armazenagem e movimentação de produtos administrados pela Infra S.A.. A estatal é responsável, por exemplo, pelas obras do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 2) e faz o acompanhamento dos investimentos realizados na Ferrovia Centro-Oeste (FICO).

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

A empresa também possui 14 áreas na Ferrovia Norte-Sul (FNS) destinadas à construção de pátios e terminais ferroviários. Além disso, possui 17 outorgas vigentes para pátios e terminais de transbordo, abrangendo granéis sólidos agrícolas (10), combustíveis (6) e minério (1), com 12 empresas envolvidas.

Parceria de investimentos

A portaria determina que, em 60 dias, a Infra S.A. deverá apresentar ao Ministério dos Transportes proposta de qualificação de seus pátios ferroviários, terminais logísticos e demais instalações de armazenagem e movimentação de produtos no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Após a qualificação dos empreendimentos no PPI, a Infra S.A. deverá elaborar estudos técnicos da modelagem da licitação.

Outras regras

A portaria trata da integração entre os diferentes modos de transporte e orienta a padronização de cláusulas contratuais e de parâmetros de precificação e modelagem econômico-financeira entre os diferentes contratos. Entre as recomendações está a previsão de que o prazo de vigência para novos contratos seja, preferencialmente, de 30 anos, para prover estabilidade para investimentos de longo prazo.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Fazenda e Senado avaliam projeto para compensar possível perda de arrecadação

Renan Calheiros discute ajustes para evitar retorno do texto à Câmara e negociar impacto fiscal

BNDES libera crédito de R$ 5,3 bilhões por meio do Plano Brasil Soberano

Banco realizou 371 operações e atende demanda estimada em R$ 14,5 bilhões no setor produtivo

STF analisará recurso de Bolsonaro em plenário virtual em novembro

Primeira Turma analisará embargos de declaração que pedem revisão da pena e questionam condições do processo