Após o leilão da PPP para concessão do túnel submerso Santos-Guarujá (SP), realizado no dia 12 deste mês, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) promove, no dia 22 de outubro, o segundo bloco de leilões portuários do ano. Serão oferecidos três ativos.
O de maior volume de investimentos refere-se ao canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina (PR). Serão movimentados R$ 1,2 bilhão ao longo de 25 anos do contrato de concessão.
Este será o primeiro projeto do gênero, que deverá ser replicado em outros portos futuramente. Entre as principais melhorias previstas, está o aumento do calado, a partir do quinto ano da concessão, para 15,5 metros (atualmente o acesso aquaviário tem 13,3 metros).
Assim, será possível receber embarcações maiores no porto de Paranaguá, aumentando a produtividade portuária do Paraná. Foram definidas ainda a ampliação e o alargamento do canal, além do aprofundamento da área de fundeio. O futuro concessionário executará, também, investimentos que incluem serviços de dragagem, derrocagem, sinalização náutica, batimetria, programas e monitoramentos ambientais.
Os outros dois terminais portuários a serem leiloadas em 22 de outubro são: o RDJ07, no porto do Rio de Janeiro; e o TMP, em Maceió. A área localizada no porto do Rio de Janeiro destina-se à movimentação de carga de apoio offshore. A previsão de investimentos, ao longo dos 25 anos, é de R$ 99,4 milhões. Já no Terminal Marítimo de Passageiros do porto de Maceió serão investidos R$ 3,7 milhões, com igual prazo de duração.
Seminário na França
Na semana passada, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou do seminário Brasil-França, em Paris. Na ocasião, apresentou a empresários e investidores a carteira de investimentos em portos brasileiros.
Além da concessão do canal do porto de Paranaguá, Costa Filho disse que, na sequência, haverá a concessão do canal do porto de Santos. Mencionou ainda o leilão do terminal de contêineres Tecon 10, em Santos, cujo processo encontra-se em andamento.

