27.5 C
Brasília

Comissão debate subsídios públicos destinados à geração de energia a partir do carvão mineral

Audiência pública discute veto à prorrogação de benefícios e projeto que proíbe novos incentivos ao setor

Data:

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados realiza, nesta quinta-feira (18), uma audiência pública para discutir os subsídios públicos destinados à geração de energia a partir do carvão mineral. O debate, que será interativo, acontece a pedido da deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) e está marcado para as 10 horas, no plenário 3.

Veto e Projeto de Lei são cruciais

Petrone explicou que ainda está em análise um veto relacionado à Lei das Eólicas Offshore. Esse veto retirou emendas que prorrogariam até 2050 os subsídios ao carvão mineral e ao gás natural. Segundo a parlamentar, manter o veto é essencial para alinhar a política energética nacional às metas climáticas.

Além disso, ela destacou que o Projeto de Lei 219/25, atualmente em tramitação na Câmara, propõe a proibição de novos subsídios ao carvão e determina a extinção dos benefícios existentes.

“Essas decisões, tanto sobre o veto quanto sobre o PL 219/25, são cruciais. Elas podem definir se o Brasil avançará em direção a uma matriz energética limpa ou continuará financiando combustíveis fósseis”, afirmou a deputada.

Gastos públicos

A deputada também alertou para os gastos públicos com o setor. Entre 2020 e 2024, o país destinou, em média, R$ 1,07 bilhão por ano em subsídios à geração de eletricidade a partir do carvão mineral. Esse valor foi 4,5 vezes superior ao montante investido em energias renováveis no mesmo período.

“Essa disparidade contradiz os compromissos climáticos assumidos pelo Brasil”, concluiu.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Congresso aprova MP da Tarifa Social com simplificação do texto

Texto segue para sanção presidencial após revisão na Comissão Mista

Camada de ozônio apresenta sinais de recuperação em 2024, diz OMM

Entidade aponta menor buraco na Antártida em anos

Texto aprovado na CCJ do Senado ajusta ITCMD a decisões do STF

CCJ aprova regulamentação que exclui ITCMD sobre VGBL e PGBL