28.5 C
Brasília

Brasil e China assinam acordo de sistema integrado de transporte

A estatal Infra S.A. será responsável pela articulação institucional

Data:

Na manhã desta segunda-feira (7), o Ministério dos Transportes, por meio da estatal Infra S.A., assinou um memorando de entendimento com a China para desenvolver pesquisas e estudos de planejamento voltados à criação de um sistema de transporte integrado no Brasil.

O secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, classificou o acordo como “um programa de sinergia entre os dois países”, destacando que a iniciativa contribui para fortalecer “pontes de confiança entre as instituições”.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Bioceânica

Segundo o governo brasileiro, o objetivo do memorando é ampliar a participação chinesa no setor ferroviário brasileiro e fomentar a integração logística entre os dois países, com foco na conexão entre o Brasil e o Porto de Chancay, no Peru. A ação marca o início da estruturação do plano de viabilidade do Corredor Ferroviário Bioceânico Brasil–Peru. A proposta é que a ferrovia tenha início no Porto de Chancay, um dos maiores empreendimentos portuários da China na América Latina, e siga pelo território peruano, passando por Cusco e Pucallpa, até alcançar o estado do Acre, no Brasil.

“O eixo analisado poderá se tornar a espinha dorsal de uma nova rota bioceânica, reposicionando o Brasil no comércio internacional e trazendo vantagens para as exportações à Ásia”, afirma nota divulgada à imprensa.

Como funcionará

A estatal Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, será responsável pela articulação institucional, coleta de dados, estudos ambientais e apoio técnico ao projeto. Pelo lado chinês, os trabalhos serão conduzidos por um grupo técnico liderado pelo China Railway Economic and Planning Research Institute.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita