20.5 C
Brasília

Arteris vence leilão e renova concessão da BR-101 entre RJ e ES

O contrato prevê investimento de R$ 10,1 bilhões ao longo de 22 anos

Data:

A Arteris venceu, nesta terça-feira (11), o leilão de concessão da Autopista Fluminense, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O contrato prevê investimento de R$ 10,1 bilhões ao longo de 22 anos, consolidando a presença da empresa, que já administra o trecho desde 2008.

Com 322,1 quilômetros de extensão, o segmento da BR-101 entre Niterói (RJ) e Mimoso do Sul (ES) atravessa 13 municípios fluminenses. Além disso, a rodovia conecta polos industriais e complexos portuários estratégicos, como Açu e Macaé, e garante o acesso à Região dos Lagos, um dos principais destinos turísticos do estado.

Em nota, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) destacou que o trecho da BR-101 representa “um corredor fundamental para o trabalho, o turismo e o transporte de cargas”.

Novo contrato

O novo contrato de concessão adota um modelo mais moderno de regulação tarifária, que amplia o conjunto de obras em relação ao acordo anterior. Entre as principais intervenções previstas estão:

  • 49,5 quilômetros de duplicações;
  • 5,6 quilômetros de variantes;
  • 52,5 quilômetros de faixas adicionais;
  • 81,6 quilômetros de multivias.

Além disso, o plano de investimentos contempla 14 quilômetros de vias marginais, 12 obras de arte especiais (OAE) — entre pontes e viadutos —, o reforço ou a reforma de 39 estruturas existentes e o alargamento de seis trechos considerados críticos.

O contrato também prevê:

  • 21 passarelas para pedestres;
  • demolição de cinco estruturas antigas;
  • seis retornos;
  • uma rotatória alongada;
  • 16 novos acessos.

Por fim, o pacote inclui obras voltadas à mobilidade coletiva e cicloviária, com a implantação de 40 pontos de ônibus e 59,2 quilômetros de ciclofaixas, o que deve beneficiar diretamente os moradores da região.

“O modelo aplicado foi o terceiro processo competitivo simplificado do país, totalmente alinhado às recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU)”, declarou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

A próxima concessão ocorrerá em dezembro e abrangerá outro trecho sob responsabilidade da Arteris, desta vez na Rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Minas Gerais. Dessa vez, a ANTT espera uma disputa mais acirrada

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita