A Arteris venceu, nesta terça-feira (11), o leilão de concessão da Autopista Fluminense, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O contrato prevê investimento de R$ 10,1 bilhões ao longo de 22 anos, consolidando a presença da empresa, que já administra o trecho desde 2008.
Com 322,1 quilômetros de extensão, o segmento da BR-101 entre Niterói (RJ) e Mimoso do Sul (ES) atravessa 13 municípios fluminenses. Além disso, a rodovia conecta polos industriais e complexos portuários estratégicos, como Açu e Macaé, e garante o acesso à Região dos Lagos, um dos principais destinos turísticos do estado.
Em nota, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) destacou que o trecho da BR-101 representa “um corredor fundamental para o trabalho, o turismo e o transporte de cargas”.
Novo contrato
O novo contrato de concessão adota um modelo mais moderno de regulação tarifária, que amplia o conjunto de obras em relação ao acordo anterior. Entre as principais intervenções previstas estão:
- 49,5 quilômetros de duplicações;
- 5,6 quilômetros de variantes;
- 52,5 quilômetros de faixas adicionais;
- 81,6 quilômetros de multivias.
Além disso, o plano de investimentos contempla 14 quilômetros de vias marginais, 12 obras de arte especiais (OAE) — entre pontes e viadutos —, o reforço ou a reforma de 39 estruturas existentes e o alargamento de seis trechos considerados críticos.
O contrato também prevê:
- 21 passarelas para pedestres;
- demolição de cinco estruturas antigas;
- seis retornos;
- uma rotatória alongada;
- 16 novos acessos.
Por fim, o pacote inclui obras voltadas à mobilidade coletiva e cicloviária, com a implantação de 40 pontos de ônibus e 59,2 quilômetros de ciclofaixas, o que deve beneficiar diretamente os moradores da região.
“O modelo aplicado foi o terceiro processo competitivo simplificado do país, totalmente alinhado às recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU)”, declarou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
A próxima concessão ocorrerá em dezembro e abrangerá outro trecho sob responsabilidade da Arteris, desta vez na Rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Minas Gerais. Dessa vez, a ANTT espera uma disputa mais acirrada

