19.5 C
Brasília

Governo qualifica quatro terminais portuários para investimentos privados pelo PPI

Ampliação da infraestrutura portuária ganha prioridade para concessão

Data:

O governo federal publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (17), um decreto que qualifica quatro empreendimentos do setor portuário para inclusão no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A medida visa atrair investimentos privados para modernização e ampliação da infraestrutura portuária nacional.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Quais são os terminais contemplados

  • Terminal NAT01, no Porto de Natal (RN): dedicado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, especialmente minério de ferro.

  • Terminal TMP Maceió, no Porto de Maceió (AL): voltado ao embarque e desembarque de passageiros.

  • Terminal PAR25, no Porto de Paranaguá (PR): destinado ao escoamento de granéis sólidos vegetais, como soja, farelo de soja e milho.

  • Terminal MAC16, também no Porto de Maceió (AL): para movimentação e armazenagem de granéis sólidos.

Com a qualificação no PPI, esses empreendimentos passam a ter prioridade para a realização de estudos e processos de concessão à iniciativa privada. A expectativa do governo é atrair investimentos que vão garantir não só maior eficiência operacional e capacidade de atendimento, mas também alavancar o comércio exterior ao reduzir gargalos e ampliar a competitividade logística brasileira.

Objetivo estratégico do governo

A iniciativa integra a estratégia nacional de modernização dos portos, alinhada ao objetivo de ampliar o fluxo de mercadorias, trazer novas tecnologias e práticas de gestão, e criar empregos diretos e indiretos nas regiões contempladas. O PPI é considerado fundamental para destravar investimentos no setor e acelerar a execução de projetos relevantes para a economia.

Autores

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita