25.6 C
Brasília

Agência fará leilão no dia 26 para suprimento de energia a áreas isoladas

Roraima será interligada ao SIN com nova linha

Data:

A diretoria da Aneel aprovou a realização de leilão para a aquisição de energia para atender os mercados consumidores de 11 áreas dos Sistemas Isolados na Amazônia. A sessão do leilão, via internet, acorrerá no dia 26 deste mês.

O início do fornecimento dessa energia está marcado para 20 de dezembro de 2027, à exceção de Coari (PA), onde o suprimento terá o início apenas em 1º de dezembro de 2030. Para localidades de Anamã, Caapiranga e Codajás (todas no Pará), o início do suprimento pode ser imediato.

Segundo informações da Aneel, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, registrou o cadastramento de 241 projetos, o que corresponde a 80 soluções de suprimento, totalizando 1.870 MW.

As centrais termelétricas cadastradas equivalem a 39% da potência total cadastrada. As centrais híbridas (termelétricas + fotovoltaicas, com ou sem armazenamento) totalizam 61% da potência.

Os projetos apresentam as seguintes características:

  • Em torno de 55% das centrais geradoras híbridas (termelétrica e fotovoltaica) possuem sistemas de baterias;
  • Todas as 11 centrais termelétricas cadastradas utilizarão mistura de biodiesel acima do percentual obrigatório;
  • Um mesmo projeto pode participar de uma ou mais solução de suprimento.

O assunto permaneceu em consulta pública, quando recebeu 89 contribuições. Destas, 43% foram aproveitadas, total ou parcialmente, 29% não foram aproveitadas e 28% foram consideradas fora do propósito.

Linha para Roraima

Na semana passada, uma equipe da Aneel realizou uma operação de fiscalização em campo nas obras de implantação da linha de transmissão entre Manaus e Boa Vista, a cargo do consórcio Transnorte Energia S.A.

Segundo a agência reguladora, o objetivo foi verificar o estágio final de implantação da linha de transmissão de 500 mil volts (500 kV) e de três subestações: Lechuga, Equador e Boa Vista.

O início dos testes de energização da linha está previsto para segunda-feira que vem (8). Com isso, fica viabilizada a interligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O empreendimento compreende 724 quilômetros de linhas de transmissão, além das três subestações.

As obras encontram-se em fase final, informa a Aneel, acrescentando que estão com seus dias contados os 120 caminhões-tanque que circulam diariamente entre Manaus e Boa Vista, transportando gás e óleo diesel para abastecer a geração de energia elétrica em Roraima.

Autor

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025