12.5 C
Brasília

IBGE faz revisão da Pnad Contínua com dados do Censo 2022

Ajuste faz parte da rotina, após a realização do censo demográfico

Data:

O IBGE divulgará na próxima quinta-feira (31) a taxa de desemprego do trimestre encerrado em junho, trazendo um ajuste técnico: a revisão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) com base nos dados do Censo Demográfico de 2022. Isso significa que, a partir de agora, o perfil populacional real do país, coletado mais recentemente pelos recenseadores, passa a ser incorporado à amostra representativa dos lares visitados pelos pesquisadores da Pnad.

Toda a série histórica da pesquisa, iniciada em 2012, será atualizada, e os dados dos meses anteriores poderão apresentar pequenas variações.

Ajuste é rotineiro

A cada novo Censo, o IBGE ajusta suas pesquisas amostrais para incorporar as mudanças na estrutura populacional, como proporções de gênero, idade, domicílio urbano ou rural. Sem isso, a precisão dos indicadores seria afetada, como por exemplo a descoberta de que, segundo o Censo, a população era de 212,6 milhões em 2024, enquanto a projeção antiga da Pnad chegava a estimar mais de 216 milhões de brasileiros.

Este procedimento faz parte da rotina, adotado por institutos de estatística em todo o mundo após a divulgação de seus censos demográficos, e pode acontecer também em situações excepcionais, como na pandemia da covid-19, em que a coleta de informações foi feita por telefone.

O que esperar

O IBGE informa que, historicamente, reponderações da Pnad e da Pnad Contínua não resultaram em mudanças relevantes nos indicadores. As variações costumam ser marginais, limitadas à segunda ou terceira casa decimal dos percentuais. Números absolutos de população podem diferir um pouco, mas não devem ocorrer alterações expressivas nos principais indicadores (como taxa de desocupação).

O dado de desemprego mais recente, divulgado em 27 de junho, trouxe uma taxa de desocupação de 6,2% para o trimestre encerrado em maio, o menor nível para o período desde o início da série histórica. Com a revisão, esse percentual pode ser ajustado, mas não se espera mudança significativa da tendência de melhora do mercado de trabalho.

Como é feita a coleta

A Pnad Contínua visita 211 mil domicílios em 3,5 mil municípios brasileiros, a cada trimestre. Pelos critérios adotados pelo IBGE, só é considerada desocupada a pessoa de 14 anos ou mais que procurou emprego efetivamente, e leva em consideração todas as formas de trabalho.

É diferente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que informa apenas dados relacionados a trabalhadores com carteira assinada.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço