23.5 C
Brasília

Governo regulamenta BR do Mar com incentivo à indústria naval

Decreto amplia estímulos à cabotagem e projeta novo avanço logístico nas hidrovias

Data:

O presidente Lula (PT) assinou nesta quarta-feira (16) o decreto que regulamenta o Programa BR do Mar. Inicialmente criado em 2022, o programa aguardava regulamentação para efetivamente começar a operar. O objetivo do BR do Mar é impulsionar o crescimento da cabotagem, incentivando a criação de novas rotas, a ampliação da frota de embarcações, a redução dos custos logísticos e a geração de empregos no setor portuário. O governo reforçou que a medida representa também um estímulo à inovação e à sustentabilidade dentro da indústria naval brasileira.

“Temos hoje o privilégio de assinar esse decreto, que foi construído ao lado do setor produtivo e da indústria naval brasileira e que terá um impacto importantíssimo no fortalecimento da cabotagem no Brasil. O programa vai fazer com que utilizemos os 8 mil quilômetros do litoral brasileiro para ampliarmos a cabotagem”, comemorou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

A cabotagem é o nome dado ao trânsito de embarcações entre portos de um mesmo país.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Sustentabilidade naval e contratos de longo prazo

Costa Filho destacou que o decreto traz incentivos específicos para embarcações que invistam em sustentabilidade ambiental. Segundo ele, quanto mais os navios dialogarem com a agenda sustentável, mais competitivos e incentivados serão dentro do programa.

“Quanto mais navios sustentáveis que dialoguem com a agenda da sustentabilidade, mais incentivos terão para estimular a competitividade”, destacou.

O ministro disse que o programa “tem o papel de reduzir os custos logísticos no país, de 20% a 60%, potencializando, ainda mais, o setor portuário brasileiro. E vai fazer com que uma carga, por exemplo, possa sair de contêineres do porto de Suape, de Pernambuco, levando para o porto de Santos, em São Paulo, reduzindo o custo, ajudando na agenda de descarbonização e ajudando na agenda da sustentabilidade.”

Outro avanço é a possibilidade, inédita até então, de celebrar contratos de longo prazo no setor, com duração de 10, 15 ou 20 anos, o que pode facilitar investimentos e garantir planejamento para armadores e operadores logísticos. O decreto, que será publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (17), também prevê facilidades para embarcações internacionais interessadas em operar nas rotas brasileiras.

BR dos Rios

Em paralelo à regulamentação do BR do Mar, a equipe do Ministério de Portos e Aeroportos prepara o lançamento do programa BR dos Rios, previsto para ser apresentado em outubro deste ano. O novo projeto visa potencializar a navegação interior, contemplando especialmente hidrovias de grande porte.

Ainda em 2025, está prevista a primeira concessão hidroviária do país, que abrangerá a Hidrovia do Paraguai. Segundo Silvio Costa Filho, a BR dos Rios terá foco na modernização, sustentabilidade e integração logística, alinhando-se à agenda hidroviária brasileira.

Autores

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita