19.5 C
Brasília

Governo prorroga consulta pública sobre áreas destinadas à energia eólica offshore

Serão mais 20 dias para que interessados discutam escolha de locais para projetos eólicos no mar

Data:

O Ministério de Minas e Energia (MME) prorrogou o prazo da consulta pública para que trata da seleção de áreas destinadas à geração de energia eólica offshore. O prazo da consulta, aberta há 1 mês, havia acabado na semana passada. Agora, o governo concedeu mais 20 dias para o recebimento de contribuições da sociedade civil, do setor privado e demais interessados.
A prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (14).

A proposta metodológica, desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com o MME, considera aspectos legais, técnicos, econômicos, ambientais e sociais. O processo consiste inicialmente em identificar e excluir áreas com impedimentos legais ou com restrições tecnológicas. Na etapa seguinte, são selecionadas as regiões que apresentam viabilidade técnico-econômica e menor potencial para conflitos e impactos socioambientais.

Essa abordagem visa ao ordenamento sustentável e eficaz do espaço marinho brasileiro, alinhada ao novo marco legal das eólicas offshore (Lei nº 15.097/2025) e às diretrizes do Planejamento Espacial Marinho (PEM). A metodologia busca garantir transparência, participação pública e segurança jurídica para o desenvolvimento do segmento eólico no Brasil.

Autores

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita