20.5 C
Brasília

Governo não tem compromisso com mudanças feitas na MP 1304, indica Marina Silva

Governo pode vetar trechos da MP que limita subsídios à CDE

Data:

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), indicou em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (31), que o governo poderá vetar trechos da MP que limita subsídios à CDE (MP 1.304/25). Segundo ela, o governo Lula não tem compromisso com as mudanças feitas pelo Congresso em relação à Licença Ambiental Especial (LAE) e em relação às usinas termelétricas à carvão.

“[A mudança] vai na contramão dos esforços que estão sendo feitos, de acabar com subsídios ineficientes em vários aspectos”, argumentou.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Licenciamento ambiental

Pelo texto aprovado pelos parlamentares, a LAE, que facilita o licenciamento ambiental, será aplicado automaticamente para usinas hidrelétricas e seus reservatórios. Isso contraria o texto original da MP, que prevê que um Conselho de Governo será responsável por habilitar os projetos.

Carvão

O Congresso também aprovou a prorrogação por 25 anos de outorgas de usinas termelétricas movidas a carvão, prevendo a contratação dessa energia na forma de reserva de capacidade até 2040.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: crise no Rio gera impasse entre colaboração e polarização

Governos estaduais e federal divergem entre cooperação e embate institucional

Quinto lote de rodovias do Paraná têm novo concessionário

Grupo Pátria vence último leilão rodoviário no Paraná