24.8 C
Brasília

Governo lança programa que troca dívidas de hospitais privados por atendimentos no SUS

“Agora Tem Especialistas” prevê mutirões, credenciamento de clínicas privadas e abatimento de dívidas em troca de consultas, exames e cirurgias

Data:

O governo federal lançou nesta sexta-feira (30) o programa Agora Tem Especialistas, que permite que hospitais privados e filantrópicos troquem dívidas com a União por atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo é ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias em áreas como oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia, além de diminuir as filas de espera por procedimentos.

Como vai funcionar

O programa permite o credenciamento de clínicas e hospitais privados para atendimento de pacientes do SUS. As instituições poderão abater dívidas tributárias e previdenciárias junto à União ao ofertar consultas, exames e cirurgias para o sistema público. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, trata-se de uma compensação de dívidas que dificilmente seriam recuperadas pelo governo e que, dessa forma, são revertidas diretamente em benefício da saúde pública. O atendimento seria então gratuito ao público.

Além disso, hospitais filantrópicos e empresas sem dívidas também poderão participar, recebendo créditos financeiros para abater em impostos futuros. Quanto mais atendimentos ofertarem, mais créditos poderão acumular para uso posterior.

Ampliação da rede e mutirões

O Agora Tem Especialistas prevê a participação de toda a estrutura de saúde do país, pública e privada, para acelerar o atendimento e reduzir o tempo de espera por alguma especialidade médica. O programa inclui ainda a realização de mutirões, ampliação dos turnos de atendimento em unidades públicas e privadas, e o uso de carretas móveis para levar consultas e exames a regiões desassistidas.

A contratação de serviços será feita por estados e municípios, ou de forma complementar pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) e do Grupo Hospitalar Conceição.

Primeiras entregas

O ministro Alexandre Padilha afirmou que a chegada dos especialistas da rede privada ao SUS deve acontecer já em agosto, com as primeiras ofertas de cirurgias e exames.

A medida provisória que institui o programa também prevê a ampliação da telessaúde e a criação de novos cargos na Anvisa, para acelerar a aprovação de equipamentos e medicamentos.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço