19.5 C
Brasília

Governo lança consulta pública para flexibilizar regras da CNH e reduzir custos

Proposta permite formação por instrutores autônomos e fim de carga horária mínima em autoescolas

Data:

O Ministério dos Transportes abre nesta quinta-feira (2) uma consulta pública para discutir a modernização das regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal proposta do governo Lula (PT) é eliminar a obrigatoriedade de frequentar autoescolas, permitindo que candidatos escolham livremente como se preparar para as provas, incluindo a contratação de instrutores autônomos credenciados.

“Hoje, os altos custos e a burocracia impedem milhões de pessoas de ter a habilitação. 20 milhões de brasileiros dirigem sem carteira, porque o modelo atual é excludente, caro e demorado demais”, afirmou o ministro do Transportes, Renan Filho (MDB), nas redes sociais.

Acesso mais inclusivo

Segundo o ministério, a mudança visa baratear a CNH, que pode custar mais de R$ 3,2 mil, além de ampliar a inclusão social e combater a informalidade. A expectativa é que, com o fim da carga horária mínima de 20 horas de prática e novas opções de ensino digital, o preço total do processo caia até 80%.

“Com a nova proposta, o cidadão terá mais liberdade para escolher como se preparar para as provas do Detran, de forma mais personalizada e acessível. O objetivo do governo é democratizar o acesso à CNH, ampliar a inclusão e tornar o trânsito mais seguro no país”, acrescentou Renan Filho.

A minuta do projeto ficará aberta por 30 dias na plataforma Participa + Brasil, para receber sugestões da população em geral. Após esse período, as propostas serão analisadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os exames teórico e prático seguirão obrigatórios para garantir a capacitação dos motoristas.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

PEC da Reforma Administrativa é oficialmente protocolada

Texto propõe cortes de privilégios, teto de gastos para estados e municípios e padronização salarial

Paul Biya é reeleito para oitavo mandato consecutivo em Camarões

Presidente pode ficar no poder até os 100 anos de idade

Análise: Ações e contradições que envolvem a pauta eleitoral no RJ

Disputa política no estado vai do campo da segurança pública ao futebol

Lula: queremos negociar fim do tarifaço e de sanções contra ministros

Presidente apresentou demandas em reunião na Malásia