24.5 C
Brasília

Governo cancela licenças de mais de 7 mil pescadores profissionais falecidos

Cancelamento de licenças visa evitar fraudes

Data:

O governo federal cancelou as licenças de mais de 7 mil pescadores falecidos. Com o cancelamento, os nomes excluídos perdem automaticamente os direitos vinculados ao Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), incluindo o exercício legal da atividade e o acesso a benefícios sociais específicos da categoria, como assistência financeira e sociais atrelados ao setor.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

A medida busca garantir maior controle, transparência e eficiência na gestão do setor, evitando, por exemplo, fraudes relacionadas ao uso indevido de licenças de profissionais falecidos.

Recentemente o Uol divulgou que o programa de assistência a trabalhadores da pesca era utilizado de forma fraudulenta em diversos municípios da região Norte, com pagamentos milionários direcionados a pessoas que não exercem a atividade. Um exemplo que a reportagem trouxe foi em Mocajubam no Pará, em que quase toda a população adulta foi registrada como pescadora em 2024, número incompatível com a realidade local.

Situações não previstas pela portaria poderão ser avaliadas e decididas diretamente pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. A lista completa com os registros cancelados, organizados por unidade da federação, está disponível no site oficial do ministério, na seção dedicada aos pescadores profissionais.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025