O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou, nesta quarta-feira (12), durante o programa Bom Dia, Ministro, que o governo está avaliando a possibilidade de buscar ativamente aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em benefícios do INSS e ainda não solicitaram o ressarcimento.
Wolney destacou, entretanto, que a busca ativa deve ocorrer apenas após o término do novo prazo estabelecido pelo governo para que aposentados e pensionistas requeiram o ressarcimento dos descontos.
“A gente pode ver se faz uma busca ativa para comunidades quilombolas, comunidades ribeirinhas, pessoas com mais de 80 anos”, disse.
Prorrogação do prazo
O governo federal estendeu o prazo até 14 de fevereiro de 2026 para que aposentados e pensionistas solicitem o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios do INSS. O prazo original terminaria em 14 de novembro.
Até agora, cerca de 3,7 milhões de beneficiários já receberam os valores devidos, que somam R$ 2,5 bilhões. De acordo com o governo, aproximadamente 9 milhões de aposentados e pensionistas sofreram descontos indevidos e ainda podem solicitar a devolução.

