Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 podem se inscrever a partir desta segunda-feira (26) até o dia 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante do exame.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que as inscrições para todos os exames e avaliações sob sua responsabilidade só podem ser feitas pelos sistemas oficiais da autarquia. Qualquer outro canal não autorizado configura tentativa de fraude.
A taxa de inscrição é de R$ 85, e pode ser paga por boleto (gerado também na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. O pagamento deve ser feito até 11 de junho, sem possibilidade de prorrogação.
Estrutura das provas
As provas do Enem 2025 serão aplicadas em dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro. O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação em língua portuguesa.
-
Primeiro dia (9/11): redação, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. Duração: 5h30.
-
Segundo dia (16/11): matemática, química, física e biologia. Duração: 5h.
Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília), com início das provas às 13h30. Fique atento para caso estiver em outro fuso horário.
As provas serão reaplicadas em 16 e 17 de dezembro para participantes que faltarem por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme previsto em edital.
Isenção da taxa
O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição terminou no dia 2 de maio. Têm direito à gratuidade estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública, quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico e participantes do programa Pé-de-Meia.
Importância do Enem
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado em processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies, além de ser aceito em diversas instituições de Portugal, conveniadas ao Inep.