20.5 C
Brasília

Escolas públicas terão água potável e saneamento básico garantidos por lei

A lei prevê ações de conscientização sobre a importância do aproveitamento da água

Data:

Na última sexta-feira (28), o presidente Lula (PT) sancionou a Lei 15.276/25, que estabelece novas obrigações para as escolas públicas. A norma determina que o Estado garanta acesso à água potável nas instituições de ensino e, além disso, assegura a implementação de infraestrutura sanitária adequada e serviços de saneamento básico.

Nova lei

A nova lei surgiu a partir do projeto PL 5696/23, de autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG) e de outros seis parlamentares. Com a aprovação do projeto, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Lei da Alimentação Escolar passam a obrigar o poder público a garantir acesso à água potável e ao saneamento básico em todas as escolas públicas.

Além disso, o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal devem implementar as melhorias de infraestrutura necessárias.

Fiscalização

O texto estabelece que os Conselhos de Alimentação Escolar, responsáveis por fiscalizar o uso dos recursos da merenda, também deverão acompanhar os investimentos destinados ao abastecimento de água.

Além disso, a nova lei determina que o poder público incentive as escolas a adotarem sistemas de aproveitamento de água de chuva sempre que possível. Para isso, deve oferecer apoio técnico de especialistas em recursos hídricos, garantindo que as medidas sejam implementadas de forma eficaz.

Ademais, a lei prevê ações de conscientização sobre a importância do aproveitamento da água, ressaltando seu papel na promoção da sustentabilidade ambiental

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita

Tarcísio lidera cenário de 2026 em São Paulo, aponta o Real Time Big Data

Sem Tarcísio no páreo, a eleição se torna equilibrada, com disputa acirrada entre Haddad e a centro-direita