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Correios vão atender aposentados e pensionistas vítimas de fraude no INSS

Atendimento presencial mira beneficiários sem acesso à tecnologia e amplia canais para contestação e ressarcimento

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A partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS que suspeitam ter sofrido descontos não autorizados em seus benefícios poderão buscar atendimento presencial em 4.730 agências dos Correios em todo o Brasil. A iniciativa, anunciada nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Previdência Social, visa facilitar o acesso ao serviço para quem tem dificuldades com canais digitais ou de telefonia, especialmente em municípios menores e mais isolados.

Segundo o ministro da Previdência, Wolney Queiroz (PDT), “a parceria com os Correios foi pensada para garantir que nenhum aposentado ou pensionista fique prejudicado, especialmente aqueles mais vulneráveis e com dificuldade de acesso à tecnologia”. O atendimento presencial será exclusivo nas agências dos Correios, não sendo realizado nas agências do INSS, que seguirão focadas em outras demandas.

Como será o atendimento nas agências dos Correios

Para ser atendido, basta apresentar um documento de identificação. Pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção podem ser representadas por terceiros com procuração. O atendimento permitirá:

  • Consultar se houve desconto e qual associação fez a cobrança;

  • Verificar se o desconto foi autorizado;

  • Protocolar manifestação para contestação e ressarcimento;

  • Receber um protocolo com número, data e horário, que servirá como comprovante para futuras ações.

Após a consulta, a associação responsável pelo desconto terá 15 dias úteis para apresentar documentação. O beneficiário poderá retornar à agência para validar ou contestar a resposta.

Canais digitais continuam disponíveis

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, reforçou que a preferência dos usuários é pelo uso dos canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, o site Meu INSS e a Central 135. O atendimento presencial é uma alternativa para quem não tem acesso à internet ou telefone. “Não precisa correr. Não há prazo final para esse procedimento de ressarcimento. Ele permanecerá aberto”, afirmou Waller.

De acordo com Wolney Queiroz, apenas 2% dos atendimentos são feitos presencialmente, mas representam dois milhões de pessoas. A maior parte – 98% dos acessos ao INSS – é feita pelo telefone ou pelo aplicativo Meu INSS, que continuam funcionando.

“Se quiser deixar passar o primeiro mês, ou dois meses, o atendimento será o mesmo, o ressarcimento está garantido. É um ordem do presidente Lula que ninguém que foi lesado será prejudicado”, disse o ministro da Previdência.

O governo alerta para tentativas de golpe: nem o INSS, nem os Correios, entram em contato por WhatsApp, SMS, e-mail ou telefone para solicitar dados pessoais ou bancários. A recomendação é buscar informações apenas pelos canais oficiais, como o telefone 135 ou o site gov.br/inss.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

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