18.1 C
Brasília

Comissão aprova ampliação do Fundo Social e mudanças na Lei do Pré-Sal

Fundo poderá financiar projetos de infraestrutura, habitação, clima e calamidades

Data:

Nesta terça-feira (24), a Comissão Mista da Medida Provisória do Fundo Social (MP 1.291/25) aprovou o relatório da matéria que amplia o escopo de aplicação dos recursos do fundo, criado com royalties do petróleo e gás.

O novo texto amplia o escopo de áreas de financiamento dos recursos do fundo, como também define o direcionamento de partes desses valores para projetos de infraestrutura e habitação social. Serão encaminhados 30% para a região Nordeste, 15% para região Norte, e 10% para o Centro- Oeste.

Ampliação do escopo

Segundo o novo texto, os recursos do fundo serão destinados também para mitigar as mudanças climáticas e reparar danos da calamidades públicas, além de projetos de infraestrutura social e hídrica, segurança alimentar, habitação e defesa dos direitos dos povos indígenas.

De acordo com a nova proposta, a União também pode direcionar os valores para disponibilizar linhas de financiamento de fundos públicos e de políticas públicas. No entanto, esses recursos não podem ser usados para concessão de garantias e para assumir riscos de créditos. Além disso, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o programa Minha Casa Minha Vida também foram adicionados no escopo de financiamento do fundo.

Petróleo

O novo texto absorveu o PL 2.632/2025, enviado pelo governo com propostas de mudanças na Lei do Pré-Sal. Assim, a proposta permitirá que a União venda a parte do petróleo excedente que tem direito – em áreas do pré-sal e ainda não contratadas – em leilão público.

Isenções e administração

De 2026 ao final de 2030, transferências de recursos do Fundo Social para operações reembolsáveis ficam isentos de IRPJ e CSLL, com redução à zero das alíquotas dos Pis/Confins. As receitas auferidas pelo Fundo Rio Doce também recebem esta isenção.

O Conselho Deliberativo do Fundo Social deverá publicar o plano anual de aplicação e o relatório anual, com informações sobre as fontes e destino dos recursos orçamentários.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço