17.5 C
Brasília

CNPE define índices mínimos de conteúdo local para embarcações de apoio marítimo

ANP será responsável pela fiscalização dos índices do CNPE

Data:

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (8) a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que define os índices mínimos de conteúdo local para embarcações de apoio marítimo novas, desde que sejam produzidas no Brasil.

Essas embarcações devem ser destinadas ao ativo imobilizado de pessoa jurídica, e estarem sujeitas a desgaste pelo uso.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

A norma também estabelece diretrizes para a mensuração e fiscalização do cumprimento desses índices pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entre as diretrizes, a ANP deve privilegiar a previsibilidade para os fornecedores de bens e serviços nacionais por meio da divulgação clara e transparente dos cronogramas e especificações, além de estabelecer e divulgar relatórios periódicos de mensuração.

Para fins de acompanhamento, a ANP deverá encaminhar ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDICS) as informações de mensuração e fiscalização em um prazo de até três meses após a finalização de cada etapa de construção. As etapas de construção das embarcações serão definidas por ato do próprio MDICS.

Além disso, em outra resolução, o CNPE determina que as regras não vale para navios-tanque acima de 15.000 TBP (Toneladas de Porte Bruto), e navios gaseiros de qualquer porte.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

The Economist destaca o Brasil como exemplo de sucesso na preservação da Amazônia

Editorial ressalta políticas equilibradas do governo Lula para conter desmatamento e proteger terras indígenas

Governo prioriza corte de gastos e revisão de benefícios tributários pode ser votado em novembro

Projetos visam cortar em 10% incentivos fiscais para equilíbrio orçamentário

STF atinge maioria pela constitucionalidade da indicação de parentes em cargos políticos

Decisão proíbe nepotismo cruzado e restringe indicações no primeiro escalão do Executivo