22.5 C
Brasília

Casos suspeitos de intoxicação por metanol chegam a 43 no país

São Paulo concentra 39 casos, com uma morte confirmada e sete óbitos em investigação

Data:

O Ministério da Saúde determinou a notificação imediata dos casos, e, como resultado, o número de suspeitas de intoxicação por metanol chegou a 43 em todo o país nesta quinta-feira (2). Desse total, as autoridades de saúde de São Paulo notificaram 39 casos ao Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). Desses, 10 já foram confirmados e 29 permanecem em investigação.Enquanto isso, o estado de Pernambuco apura mais quatro casos suspeitos.

O ministério confirmou apenas uma morte causada por intoxicação por metanol no estado de São Paulo. Além disso, as autoridades investigam outros sete óbitos, sendo dois em Pernambuco e cinco também em São Paulo.

“Estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica em relação à intoxicação por metanol no país”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Monitoramento

Para monitorar os casos de intoxicação por metanol, o Ministério da Saúde instalou, na última quarta-feira (1), uma Sala de Situação em caráter extraordinário. Com essa medida, o governo busca coordenar a resposta nacional diante do aumento das ocorrências relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

A Sala de Situação reúne equipes técnicas dos ministérios da Saúde; Justiça e Segurança Pública; e Agricultura e Pecuária. Além disso, integra representantes dos conselhos Nacional de Saúde (CNS), Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das secretarias estaduais de Saúde de São Paulo e Pernambuco.

Esses profissionais analisam sistematicamente os casos suspeitos e, ao mesmo tempo, planejam, organizam, coordenam e controlam as medidas necessárias enquanto persistir o risco sanitário e a necessidade de uma resposta nacional à intoxicação por metanol.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Termina hoje o prazo da consulta para norma sobre perdas no sistema de água potável

Nova norma busca mais transparência, sustentabilidade e eficiência no abastecimento público, com participação da sociedade

Mercado reduz previsão de inflação para 2025 pela terceira semana seguida

Mercado revisa IPCA para 4,72% e mantém expectativa de crescimento moderado e câmbio estável

Como será a semana – 13/10 a 17/10

Governo prepara programa de reformas habitacionais e acompanha pautas legislativas importantes

Análise: Legislação eleitoral com poucas mudanças para 2026

A um ano das eleições gerais, encerrou-se o prazo...