28.5 C
Brasília

Casa Civil cria grupo para aprimorar gestão e controle de obras federais

Portaria prevê diagnóstico, critérios de acompanhamento e propostas para evitar paralisações de projetos

Data:

A Casa Civil instituiu, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (6), um Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração do Plano Central de Gestão de Obras do Governo Federal. De acordo com o governo, a medida visa aprimorar o controle, o monitoramento e a execução de obras financiadas com recursos do orçamento da União.

O GT será coordenado pela Casa Civil e terá integrantes de onze ministérios, entre eles Saúde, Educação, Transportes e Planejamento. Suas atribuições incluem:

  • Levantamento e diagnóstico detalhado de todas as obras em andamento viabilizadas pelo orçamento federal;

  • Definição de critérios e indicadores para aprimorar a gestão, priorização, fiscalização e transparência dos investimentos;

  • Formulação de propostas para evitar a interrupção de projetos estratégicos, garantir sua retomada ou, em caso extremo, sugerir a suspensão definitiva de obras consideradas inviáveis.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

A proposta final deverá ser apresentada em até 90 dias após a primeira reunião, podendo haver prorrogação única por mais três meses. As reuniões ocorrerão mensalmente e poderão contar com especialistas e representantes da sociedade civil, sem direito a voto. A participação no grupo será considerada serviço público relevante, sem remuneração.

A Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será responsável pela Secretaria-Executiva do grupo de trabalho.

Autores

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025