29.5 C
Brasília

Brasil registra queda de homicídios dolosos, mas feminicídio e estupro batem recorde

Políticas públicas e controle de armas impulsionam redução; crimes contra mulheres seguem desafio

Data:

O Brasil registrou queda de 6,3% nos homicídios dolosos em 2024, segundo dados do Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11) pelo governo federal. No ano passado, 35.365 pessoas foram vítimas do crime. Em 2023 o número foi de 37.754 vítimas. 

Em evento de lançamento do levantamento, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, argumentou que a queda é resultado de políticas públicas que estão no “caminho certo”. 

“Essa queda reafirma que as políticas públicas estão no caminho certo para garantir mais segurança à população. Também obtivemos reduções importantes nos crimes patrimoniais, além da diminuição da violência letal por intervenção de agentes do Estado”, destacou. 

Como citado pelo ministro, houve queda relevante nos crimes patrimoniais: roubo a instituições financeiras (-22,5%), roubo de carga (-13,6%), roubo de veículos (-6%) e furto de veículos (-2,6%).

Os latrocínios (roubo seguido de morte) caíram de 972 para 956 casos. As mortes por intervenção policial também recuaram 4%, de 6.391 para 6.134 casos.

Crimes contra a mulher

Em contrapartida, os crimes de feminicídio tiveram um aumento de 0,69%. Entre 2023 para 2024 o número saltou de 1.449 para 1.459, o equivalente a quatro vítimas por dia.

Os crimes de estupro também aumentaram, saíram de 71.759 (em 2023) para 71.834 vítimas, no ano seguinte. A média é de 196 mulheres violentadas por dia.

Autores

  • Luiza Melo*

    Graduanda de Jornalismo pela Universidade de Brasília. Teve passagem pela Agência Senado e Poder360. Encantada pelo jornalismo político e internacional. Atualmente, auxilia na cobertura de política no site Política Brasileira. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço

Audiência Pública no Senado debaterá mineração e beneficiamento de terras raras no Brasil

Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação promove sessão no dia 10