24.5 C
Brasília

Brasil registra queda de homicídios dolosos, mas feminicídio e estupro batem recorde

Políticas públicas e controle de armas impulsionam redução; crimes contra mulheres seguem desafio

Data:

O Brasil registrou queda de 6,3% nos homicídios dolosos em 2024, segundo dados do Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11) pelo governo federal. No ano passado, 35.365 pessoas foram vítimas do crime. Em 2023 o número foi de 37.754 vítimas. 

Em evento de lançamento do levantamento, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, argumentou que a queda é resultado de políticas públicas que estão no “caminho certo”. 

“Essa queda reafirma que as políticas públicas estão no caminho certo para garantir mais segurança à população. Também obtivemos reduções importantes nos crimes patrimoniais, além da diminuição da violência letal por intervenção de agentes do Estado”, destacou. 

Como citado pelo ministro, houve queda relevante nos crimes patrimoniais: roubo a instituições financeiras (-22,5%), roubo de carga (-13,6%), roubo de veículos (-6%) e furto de veículos (-2,6%).

Os latrocínios (roubo seguido de morte) caíram de 972 para 956 casos. As mortes por intervenção policial também recuaram 4%, de 6.391 para 6.134 casos.

Crimes contra a mulher

Em contrapartida, os crimes de feminicídio tiveram um aumento de 0,69%. Entre 2023 para 2024 o número saltou de 1.449 para 1.459, o equivalente a quatro vítimas por dia.

Os crimes de estupro também aumentaram, saíram de 71.759 (em 2023) para 71.834 vítimas, no ano seguinte. A média é de 196 mulheres violentadas por dia.

Autores

  • Luiza Melo*

    Graduanda de Jornalismo pela Universidade de Brasília. Teve passagem pela Agência Senado e Poder360. Encantada pelo jornalismo político e internacional. Atualmente, auxilia na cobertura de política no site Política Brasileira. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025