24.6 C
Brasília

Bolsa Família impulsiona a economia e o PIB, diz Wellington Dias

Ministro também destacou antecipação de R$ 14 bi e mudanças que beneficiam quem trabalha

Data:

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou nesta terça-feira (15) que os efeitos positivos do Bolsa Família vão além da redução da pobreza, contribuindo diretamente para o crescimento da economia brasileira. A declaração foi feita durante o programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC.

Segundo o ministro, o programa movimenta economias locais e estimula o Produto Interno Bruto (PIB) ao aumentar a circulação de dinheiro em comunidades de todas as regiões do país.

“É a economia dos mais pobres que está alavancando o crescimento no Brasil. São milhões de pessoas que agora têm renda de trabalho ou empreendem”, destacou Dias.

Durante o programa, o ministro também anunciou a antecipação de R$ 14 bilhões do Bolsa Família para beneficiários de municípios em situação de emergência, causadas por enchentes ou seca. Os pagamentos foram liberados já nesta terça-feira (15).

Programa passa por mudanças para beneficiar quem trabalha

Dias também explicou mudanças nos critérios do Bolsa Família, implementadas desde 2023, para evitar que quem consegue um emprego perca automaticamente o benefício.

“Ter carteira assinada não pode ser critério de cancelamento. Agora, quem entra no Bolsa Família só sai para cima, ao superar a linha da pobreza. E se perder a renda, volta automaticamente”, explicou o ministro.

Previsões do mercado ignoram o impacto das políticas sociais

Wellington Dias criticou a visão do mercado, que projeta crescimento de 1,5% para o PIB em 2025, enquanto o governo estima algo entre 3% e 4%.

Para ele, essas previsões ignoram o impacto de políticas públicas como o Bolsa Família, o seguro-desemprego e a aposentadoria rural, que atuam como um “colchão de proteção” social e econômico.

O ministro ressaltou que 33,1 milhões de brasileiros foram retirados da fome, graças às medidas implementadas pelo governo desde o início da gestão Lula, e que a circulação de dinheiro nesses lares impulsiona o comércio local e gera empregos.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Relator inclui trechos da MP 1303 e compensação ao Presiq em projeto que trata de bebidas adulteradas

Deputado Kiko Celeguim recupera medidas da MP 1303 e direciona cortes para benefícios à indústria química

PEC da Reforma Administrativa é oficialmente protocolada

Texto propõe cortes de privilégios, teto de gastos para estados e municípios e padronização salarial

Paul Biya é reeleito para oitavo mandato consecutivo em Camarões

Presidente pode ficar no poder até os 100 anos de idade

Análise: Ações e contradições que envolvem a pauta eleitoral no RJ

Disputa política no estado vai do campo da segurança pública ao futebol