O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciou, nesta quinta-feira (16), o recebimento de pedidos de crédito por meio do Programa BNDES para Liquidação de Dívidas Rurais, que conta com um orçamento de R$ 12 bilhões.
Com essa iniciativa, o banco busca impulsionar a recuperação econômica dos produtores rurais e, além disso, oferecer apoio direto àqueles que enfrentaram perdas significativas de safra.
“O BNDES atua como principal agente do governo federal na execução de políticas públicas de crédito de longo prazo no país”, afirmou Maria Fernanda Coelho, diretora de Crédito Digital e Gestão do Fundo Rio Doce.
Segundo ela, assim como ocorreu no Rio Grande do Sul, onde o banco apoiou empresas afetadas por eventos climáticos extremos, o programa atual visa garantir a continuidade da atividade produtiva no campo.
BNDES apoia produtores rurais
Os produtores poderão contratar as operações por meio da rede de instituições financeiras parceiras credenciadas pelo BNDES. O financiamento oferecerá um prazo de até nove anos, incluindo um ano de carência para início do pagamento.
Além disso, o programa beneficiará produtores rurais, associações, condomínios rurais e cooperativas agrícolas situados em municípios que, entre 2020 e 2024, tiveram o estado de calamidade pública ou a situação de emergência reconhecidos pelo governo federal, em função de eventos climáticos adversos.
Do total de recursos disponíveis, o BNDES reservou 40% exclusivamente para produtores atendidos pelos seguintes programas, que são considerados os segmentos mais vulneráveis aos impactos das perdas de safra:

