Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras terão até US$ 700 milhões disponíveis nos próximos três anos para financiar projetos de energia limpa e operações de comércio exterior, graças a um acordo firmado entre o Banco do Brasil (BB) e a Agência de Garantia de Investimentos Multilaterais (MIGA), do Banco Mundial. O anúncio foi feito em Londres e integra o programa Garantia de Finanças Comerciais (TFG) da MIGA.
Linhas de crédito para energia renovável e exportação
O objetivo é apoiar a produção sustentável e facilitar o acesso das MPMEs ao mercado internacional, especialmente em setores como energia renovável, onde os recursos poderão ser usados para aquisição de equipamentos e insumos para biocombustíveis, energia solar, eólica e biomassa. O financiamento também cobre operações de exportação, ampliando a competitividade das empresas brasileiras no exterior.
O programa oferece garantias contra risco de inadimplência de até 95%, o que permite ao Banco do Brasil captar recursos a custos menores e oferecer crédito com juros mais baixos. O primeiro desembolso, de US$ 350 milhões, será imediato, com participação de instituições como BBVA e HSBC. Os demais aportes ocorrerão ao longo de três anos, com até um ano para cada desembolso.
Segundo o Banco do Brasil, a iniciativa faz parte do Plano de Transformação Ecológica, que busca promover investimentos em energias limpas e reduzir o impacto ambiental da produção nacional.
O segmento de MPMEs representa 99% das empresas brasileiras, e é fundamental para o desenvolvimento sustentável e a inserção do país no mercado global.