A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado promove audiência pública nesta quarta-feira (10), às 10h, para debater o atual estágio da mineração e do beneficiamento de terras raras no Brasil, além de analisar os desafios e os impactos econômicos desse setor estratégico. A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, senador Flávio Arns (PSB-PR), por meio do Requerimento 23/2025-CCT.
Além disso, o encontro visa discutir a relevância estratégica das terras raras no cenário internacional, um setor fundamental para áreas como:
- energia renovável;
- mobilidade;
- defesa;
- eletrônica avançada.
Importância estratégica
O senador justifica, no requerimento, que “os minerais encontrados nas terras raras são matérias-primas indispensáveis para setores críticos, como energia renovável, mobilidade, defesa, eletrônica avançada e, sobretudo, para a transição energética”.
O parlamentar destaca que o Brasil figura entre os países com maior potencial geológico para a exploração de terras raras, mas ainda não possui uma indústria integrada capaz de transformar esse potencial em liderança tecnológica e econômica.
Além disso, o debate conta com a participação de especialistas da área, incluindo Mariano Laio de Oliveira, chefe da Divisão de Minerais Críticos e Estratégicos da Agência Nacional de Mineração (ANM); Francisco Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB); e Fernando José Gomes Landgraf, professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).