29.5 C
Brasília

Antaq e Portonave promovem XXXII CooperaPortos com foco em sustentabilidade e Agenda 2030

Evento em Itajaí discutirá mudanças climáticas, descarbonização e boas práticas na gestão portuária

Data:

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Portonave realizam, entre 20 e 22 de agosto, em Itajaí (SC), a 32ª edição do CooperaPortos. O evento, com tema “Portos Sustentáveis: Compromisso com a Agenda 2030”, abordará questões como adaptação da infraestrutura portuária às mudanças climáticas, resiliência climática, descarbonização marítima e incentivos fiscais.

Plataforma de diálogo

O CooperaPortos é parte da agenda ambiental prioritária da Antaq, e busca criar um espaço de diálogo entre atores públicos e privados da gestão portuária. O objetivo é debater soluções para os desafios operacionais dos portos, promover troca de experiências, difundir boas práticas e reforçar a cooperação interinstitucional no setor.

Participação e parcerias

O encontro será híbrido, com a presença de autoridades e representantes de empresas e órgãos públicos, e inscrições abertas para participação virtual. A iniciativa integra o Protocolo de Intenções firmado entre a ANTAQ e entidades como a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), contando ainda com apoio do Ministério de Portos e Aeroportos.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço

Audiência Pública no Senado debaterá mineração e beneficiamento de terras raras no Brasil

Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação promove sessão no dia 10