19.2 C
Brasília

Vice substituir titular 6 meses antes das eleições não conta como mandato, decide STF

Data:

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, se um político substituir o chefe do Executivo (municipal, estadual ou federal) nos 6 meses antes das eleições, não será considerado que ele cumpriu mandato (de prefeito, governador ou presidente) a não ser que tenha assumido por decisão judicial transitada em julgado.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

A decisão é relevante porque essa definição tem impactos sobre quantas vezes determinados políticos poderão concorrer aos cargos já que a Constituição proíbe que o chefe do Executivo exerça três mandatos consecutivos. Apesar de tomada em um caso concreto, a decisão tem repercussão geral, ou seja, vale para outros casos semelhantes.

Caso concreto

O STF analisava a possibilidade de candidatura em 2016 de um prefeito por ele ter assumido por oito dias o cargo de prefeito no período anterior, quando ele era vice e o titular tirou licença do cargo. Nas eleições de 2016 ele se elegeu a prefeito, mas não poderia se candidatar novamente em 2020 se os oito dias em que assumiu configurassem realização do mandato de prefeito.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita