25.4 C
Brasília

“Vamos cumprir o arcabouço em 2025 novamente”, afirma Rui Costa

O ministro da Casa Civil também falou sobre reforma ministerial, durante evento da BTG Pactual Conference

Data:

Nesta quarta-feira (26), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), reforçou que o governo visa cumprir o resultado primário e alcançar a meta zero neste ano, ou seja, pretende seguir novamente o arcabouço fiscal em 2025. As afirmações aconteceram no evento da BTG Pactual Conference.

Segundo ele, por mais que o mercado estimou que isso não seria possível em 2024, o governo conseguiu e conseguirá novamente. “Ninguém tenha dúvida disso. Não haverá medida excepcional para impulsionar o crescimento da economia”, enfatizou.

Orçamento e reforma ministerial

Outros temas também participaram da conversa. Sobre a questão do orçamento de 2025, que ainda não foi votado pelo Congresso Nacional, o ministro afirmou que o desejo do governo Lula é de que a matéria seja aprovada até 20 de março. “Estamos dialogando para que possamos voltar à normalidade, inclusive da execução orçamentária”, reforçou.

Nesta terça-feira (25), o relator da matéria no Congresso, senador Angelo Coronel (PSD-BA), projetou que a votação da Lei Orçamentária Anual deve ocorrer no dia 17 de março. O projeto ainda precisa passar pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) para, depois, seguir para votação no Plenário.

Além disso, o ministro comentou sobre a reforma ministerial, iniciada nesta terça-feira (25) com a saída de Alexandre Padilha (PT) do cargo na SRI. Ele assume, a partir de 6 de março, a liderança do Ministério da Saúde (MS), até então ocupada por Nísia Trindade. Segundo avaliação do Rui Costa, o presidente Lula (PT) deve preencher essa vaga na SRI com alguém que tenha intenso diálogo com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Apuração da Arko Advice indica que o atual líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), é um dos sondados pelo Palácio do Planalto para assumir a vaga na SRI. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também. Partidos de centro, demandam, porém, que seja escolhido um nome de fora do Partido dos Trabalhadores.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

PEC da Reforma Administrativa é oficialmente protocolada

Texto propõe cortes de privilégios, teto de gastos para estados e municípios e padronização salarial

Paul Biya é reeleito para oitavo mandato consecutivo em Camarões

Presidente pode ficar no poder até os 100 anos de idade

Análise: Ações e contradições que envolvem a pauta eleitoral no RJ

Disputa política no estado vai do campo da segurança pública ao futebol

Lula: queremos negociar fim do tarifaço e de sanções contra ministros

Presidente apresentou demandas em reunião na Malásia