16.5 C
Brasília

“Vamos cumprir o arcabouço em 2025 novamente”, afirma Rui Costa

O ministro da Casa Civil também falou sobre reforma ministerial, durante evento da BTG Pactual Conference

Data:

Nesta quarta-feira (26), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), reforçou que o governo visa cumprir o resultado primário e alcançar a meta zero neste ano, ou seja, pretende seguir novamente o arcabouço fiscal em 2025. As afirmações aconteceram no evento da BTG Pactual Conference.

Segundo ele, por mais que o mercado estimou que isso não seria possível em 2024, o governo conseguiu e conseguirá novamente. “Ninguém tenha dúvida disso. Não haverá medida excepcional para impulsionar o crescimento da economia”, enfatizou.

Orçamento e reforma ministerial

Outros temas também participaram da conversa. Sobre a questão do orçamento de 2025, que ainda não foi votado pelo Congresso Nacional, o ministro afirmou que o desejo do governo Lula é de que a matéria seja aprovada até 20 de março. “Estamos dialogando para que possamos voltar à normalidade, inclusive da execução orçamentária”, reforçou.

Nesta terça-feira (25), o relator da matéria no Congresso, senador Angelo Coronel (PSD-BA), projetou que a votação da Lei Orçamentária Anual deve ocorrer no dia 17 de março. O projeto ainda precisa passar pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) para, depois, seguir para votação no Plenário.

Além disso, o ministro comentou sobre a reforma ministerial, iniciada nesta terça-feira (25) com a saída de Alexandre Padilha (PT) do cargo na SRI. Ele assume, a partir de 6 de março, a liderança do Ministério da Saúde (MS), até então ocupada por Nísia Trindade. Segundo avaliação do Rui Costa, o presidente Lula (PT) deve preencher essa vaga na SRI com alguém que tenha intenso diálogo com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Apuração da Arko Advice indica que o atual líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), é um dos sondados pelo Palácio do Planalto para assumir a vaga na SRI. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também. Partidos de centro, demandam, porém, que seja escolhido um nome de fora do Partido dos Trabalhadores.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

PL da IA gera divergências sobre remuneração de direitos autorais

Comissão especial discute como garantir pagamento por obras usadas no treinamento de sistemas de Inteligência Artificial

Leilão da nova concessão da BR-381 (MG-SP) será no dia 11 de dezembro

Rodovia Fernão Dias terá novo contrato para modernização e ampliação de capacidade

Senado suspende exigência de licença prévia para ferrovias privadas

Projeto suspende exigência ambiental para debêntures ferroviárias

Flávio Dino acompanha Moraes e vota pela condenação de Bolsonaro e mais sete

Ministro defende penas mais severas para Bolsonaro e punições diferenciadas para alguns réus