Na manhã desta quarta-feira (8), o União Brasil encaminhou a expulsão do partido do ministro do Turismo, Celso Sabino (União), ao Conselho de Ética. O processo pode durar até 60 dias e possibilita que o ministro participe da COP 30, prevista para novembro.
Ainda na Executiva Nacional do partido, os integrantes decidiram pela afastamento dele das atividades do partido e pela dissolução do diretório da sigla no estado do Pará, comandado por Sabino. As sanções ocorrem após a recusa de Sabino de sair do ministério, mesmo após ultimato do partido.
Vale lembrar que, em setembro, a legislatura anunciou o desembarque da base do governo e, por isso, a cúpula partidária abriu um processo interno contra Sabino, pedindo expulsão e que ele seja retirado do comando do diretório paraense do União.
André Fufuca
Nesta quarta-feira (8), o Progressistas afastou o ministro do Esporte, André Fufuca (PP), da vice-presidência nacional da sigla e das demais decisões partidárias. Em nota oficial, o partido informou que não integra a base do atual governo e, portanto, não nutrirá qualquer identificação ideológica.
O partido também anunciou em setembro o desembarque da base do governo Lula, e deu um ultimato para que o ministro deixasse o governo. No entanto, Fufuca se manteve no cargo.

