12.5 C
Brasília

Tebet: Temos que direcionar todas as nossas energias para nos aproximar da China

Segundo a ministra, o país demonstra interesse em investir em projetos ferroviários no Brasil

Data:

Nesta sexta-feira (9), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), defendeu a importância de o Brasil intensificar a aproximação com a China, considerando a mudança no eixo econômico mundial, que se desloca para a Ásia. “O próprio agronegócio, que antes tinha muito receio, hoje sabe que o nosso maior parceiro comercial é a China e que precisamos direcionar todas as nossas energias para nos aproximar nessa relação”, afirmou em entrevista à CartaCapital.

Rotas da América Latina para a Ásia

Segundo a ministra, as rotas sul-americanas de integração comercial também são de extrema importância para essa aproximação. As cinco rotas ainda estão em processo de construção, e têm como objetivo integrar a América Latina, facilitar a importação e exportação de produtos entre os países e reduzir o tempo de transporte de mercadorias vindas da Ásia. De acordo com Tebet, até o final do mandato do presidente Lula, ao menos parte dessas rotas será concluída.

Cenário favorece reorientação global

A ministra também defendeu que um dos meios para fortalecer a relação é o cultivo de um bom relacionamento entre o presidente Lula (PT) e o governo chinês. Segundo ela, a viagem do presidente à China deve render “boas notícias”, já que o país demonstra interesse em investir em projetos ferroviários no Brasil.

Além disso, para Tebet, o cenário mundial, marcado pelo aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos, favorece a aproximação do Brasil com a Ásia e com outros parceiros comerciais. Segundo ela, o raciocínio é simples: “Já que levar produto para lá (Estados Unidos) está muito caro, eu vou comercializar com o Brasil”.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço