20.5 C
Brasília

Suposto acordo gera guerra de versões; Ambiente de conflito na Câmara continua

Oposição alega que pautas foram aceitas pelo presidente da Câmara

Data:

A retomada da mesa diretora da Câmara dos Deputados na noite de ontem (6) foi precedida de uma série de reuniões. Após a reunião de líderes mais ampla, Hugo Motta (Republicanos-PB) teve uma conversa fechada no gabinete do ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Pelo que a Arko Advice apurou, a reunião contou com a participação de líderes da oposição e de centro, mas líderes governistas não foram chamados. A oposição alega que Motta teria se comprometido a colocar para votar o fim do foro privilegiado e a anistia aos presos do 8 de janeiro.
Oficialmente, Motta não confirmou compromisso com a pauta. O discurso, remetido aos líderes, é que, com o fim da ocupação física do Plenário, partidos de centro como PP e União se uniriam à obstrução, mas somente nos moldes regimentais, sem o uso da força para evitar votações. Assim, os temas poderiam começar a ser negociados.
Porém, a alegação de um acordo firmado às portas fechadas colocou governistas em alerta e prenuncia maiores embates na Câmara. Líderes do governo ouvidos pela Arko dizem que uma decisão por fora da reunião de líderes oficial, se confirmada, deve ser entendida como um ato de traição por parte de Motta.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço