21.5 C
Brasília

STJ mantém condenação do ex-governador do DF José Roberto Arruda

Decisão unânime rejeita recurso e mantém inelegibilidade até 2032

Data:

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou, no último dia 13, a condenação do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido) por improbidade administrativa, em um dos processos da Operação Caixa de Pandora. O tribunal realizou o julgamento de forma virtual e publicou a decisão nesta quarta-feira (29).

Rejeição do recurso

Por unanimidade, o colegiado rejeitou o recurso que a defesa do ex-governador protocolou, mantendo sua inelegibilidade devido às condenações relacionadas ao esquema de corrupção apurado no governo distrital em 2009.

Além disso, ao analisar o caso, os ministros do STJ constataram que a condenação do ex-governador não se baseou apenas na escuta ambiental, mas também em provas documentais e testemunhais.

Defesa

Os advogados solicitaram a anulação da condenação por improbidade, após a Justiça Eleitoral anular uma das escutas ambientais utilizadas por Durval Barbosa, delator do esquema, para denunciar as irregularidades no governo.

Nesse contexto, o caso envolve contratos irregulares firmados com a Linknet, empresa de informática que prestou serviços ao governo do Distrito Federal.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita