19.5 C
Brasília

STF tem placar de 3 a 2 para permitir tributação de subsidiárias no exterior

Decisão pode gerar impactos bilionários e cria precedente para casos similares

Data:

Três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram a favor da tributação de subsidiárias de empresas brasileiras no exterior. O caso concreto avalia se a Vale deve computar, para tributação no Brasil, os lucros auferidos por suas empresas controladas na Bélgica, Dinamarca e Luxemburgo. Porém, a votação estabelece um precedente que pode ser aplicado em outros casos.

O governo estima que estão em jogo R$ 22 bilhões em tributos. Após o julgamento receber novos votos, Dias Toffoli pediu vista.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Votaram a favor da tributação: Gilmar Mendes, Nunes Marques, e Alexandre de Moraes. Para esses ministros, é válida a incidência de IRPJ e CSLL sobre as subsidiárias estrangeiras. Eles divergiram do relator, André Mendonça, acompanhado por Luiz Fux.

Para eles, deve ser mantida a decisão do STF que protegia a mineradora da taxação de lucros no exterior quando o Brasil tem acordos internacionais contra dupla tributação nos países onde foram instaladas as subsidiárias.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita