23.5 C
Brasília

STF pede informações sobre rito de impeachment de ministros

Ministro relator busca subsidiar análise de ações que questionam Lei do Impeachment para magistrados

Data:

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que o Congresso Nacional e a Presidência da República prestem informações sobre o rito do processo de impeachment contra ministros da Corte, previsto na Lei 1.079/1950, conhecida como Lei do Impeachment.

O pedido faz parte do trâmite legal e busca subsidiar a análise das Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 1.259 e 1.260, que questionam dispositivos da legislação. No mesmo despacho, Gilmar Mendes também abriu prazo de cinco dias para manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia-Geral da União (AGU), após o recebimento das informações.

As ações foram apresentadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo partido Solidariedade, que contestam a recepção da lei pela Constituição de 1988 no que se refere ao processo de impeachment de ministros do STF.

Entre os pontos questionados, estão o quórum para admissibilidade e instauração do processo, considerado incompatível com a garantia da vitaliciedade da magistratura. As entidades destacam que a lei prevê número de votos menor para afastar um ministro do que o exigido atualmente para aprovar sua indicação ao tribunal.

O Solidariedade defende ainda que a denúncia deveria ser de competência exclusiva do procurador-geral da República, alegando que a possibilidade de qualquer cidadão propor o pedido ao Congresso fragiliza a estabilidade do cargo. O partido pede que a Corte assegure interpretação conforme à Constituição, garantindo que atos jurisdicionais não possam servir de fundamento para abertura de impeachment.

Já a AMB argumenta que o Supremo deve afastar a aplicação de dispositivos que autorizam o afastamento cautelar de ministros durante a tramitação do processo, como o previsto no artigo 319, inciso VI, do Código de Processo Penal.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

União Brasil dá 24 horas para que Celso Sabino deixe Ministério do Turismo

Partido reduz prazo para saída de filiados de cargos no Executivo após investigação contra presidente da legenda

Carlos Fávaro: Novos mercados consumidores reduziram impactos do tarifaço

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD),...

Imposto Seletivo preocupa setor automotivo por falta de definição sobre carga tributária

Fabricantes alertam para possível aumento de custos e impactos sobre investimentos e vendas

Governo assina regime com objetivo de impulsionar Datacenters

O presidente Lula (PT) assinou, nesta quarta-feira (17), a...