19.2 C
Brasília

STF pede informações sobre rito de impeachment de ministros

Ministro relator busca subsidiar análise de ações que questionam Lei do Impeachment para magistrados

Data:

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que o Congresso Nacional e a Presidência da República prestem informações sobre o rito do processo de impeachment contra ministros da Corte, previsto na Lei 1.079/1950, conhecida como Lei do Impeachment.

O pedido faz parte do trâmite legal e busca subsidiar a análise das Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 1.259 e 1.260, que questionam dispositivos da legislação. No mesmo despacho, Gilmar Mendes também abriu prazo de cinco dias para manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia-Geral da União (AGU), após o recebimento das informações.

As ações foram apresentadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo partido Solidariedade, que contestam a recepção da lei pela Constituição de 1988 no que se refere ao processo de impeachment de ministros do STF.

Entre os pontos questionados, estão o quórum para admissibilidade e instauração do processo, considerado incompatível com a garantia da vitaliciedade da magistratura. As entidades destacam que a lei prevê número de votos menor para afastar um ministro do que o exigido atualmente para aprovar sua indicação ao tribunal.

O Solidariedade defende ainda que a denúncia deveria ser de competência exclusiva do procurador-geral da República, alegando que a possibilidade de qualquer cidadão propor o pedido ao Congresso fragiliza a estabilidade do cargo. O partido pede que a Corte assegure interpretação conforme à Constituição, garantindo que atos jurisdicionais não possam servir de fundamento para abertura de impeachment.

Já a AMB argumenta que o Supremo deve afastar a aplicação de dispositivos que autorizam o afastamento cautelar de ministros durante a tramitação do processo, como o previsto no artigo 319, inciso VI, do Código de Processo Penal.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita