24.8 C
Brasília

STF mantém proibição de mudança de nome da Guarda Civil de São Paulo

Flávio Dino argumentou que mudanças de nomenclatura em instituições públicas não podem ser feitas livremente

Data:

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu neste domingo (13) manter suspensa a mudança de nome da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo para Polícia Municipal. A decisão reforça a liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que já havia barrado a nova lei aprovada pela prefeitura da capital paulista.

A Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais (Fenaguardas) havia apresentado um recurso ao STF, buscando derrubar a decisão do TJSP. No entanto, Flávio Dino rejeitou o pedido, sustentando que o ordenamento jurídico brasileiro adota oficialmente o termo “guarda municipal” — conforme previsto na Constituição Federal.

Nome não é apenas simbólico, diz Dino

O ministro ressaltou que a terminologia usada nas instituições públicas não tem caráter meramente simbólico, mas sim jurídico e funcional. O uso padronizado garante segurança institucional e impede que estados e municípios promovam mudanças arbitrárias que possam gerar confusão ou conflitos de competência.

Para o ministro, permitir alterações como essa abriria precedentes perigosos:

“A absurda possibilidade de um município renomear sua Câmara Municipal para Senado Municipal ou sua prefeitura para Presidência Municipal exemplifica os riscos dessa flexibilização”, afirmou Dino em sua decisão.

STF já reconheceu poder das guardas municipais, mas com limites

A polêmica ganhou força após o próprio STF reconhecer que guardas municipais podem exercer policiamento ostensivo nas vias públicas, além de sua tradicional função de proteção patrimonial. A decisão, no entanto, não autorizou a mudança de nomenclatura dessas corporações.

O entendimento da Corte foi de que, embora as guardas possam atuar em ações de segurança pública, devem respeitar os limites constitucionais, e não assumir a identidade ou funções exclusivas das polícias Civil e Militar.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço