21.5 C
Brasília

STF inicia julgamento do marco temporal em 5 de dezembro

Ministros devem reavaliar o texto final aprovado pelo Congresso Nacional

Data:

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciará, no dia 5 de dezembro, o julgamento das ações que discutem o marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

O plenário da Corte conduzirá o julgamento de forma virtual, e a votação eletrônica permanecerá aberta até 15 de dezembro. O ministro Gilmar Mendes, relator do caso, liberou os processos para análise e, por isso, o STF definiu a data do julgamento.

No decorrer do julgamento, os ministros deverão avaliar o texto final aprovado pela comissão especial, que debateu a proposta de alteração legislativa sobre o tema.

Marco temporal

O STF declarou inconstitucional o marco temporal para a demarcação de terras indígenas, em setembro de 2023. Logo depois, o presidente Lula (PT) vetou o projeto de lei que estabelecia o marco.

Já em dezembro de 2023, o Congresso Nacional derrubou o veto presidencial e restabeleceu a validade do marco temporal.

Assim, prevaleceu o entendimento de que os indígenas têm direito somente às terras que estavam em sua posse em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou às áreas que estavam em disputa judicial na época.

Após a votação do veto presidencial, PL, PP e Republicanos protocolaram ações no STF para manter a validade do projeto que reconheceu a tese do marco temporal. Ao mesmo tempo, entidades indígenas e partidos governistas recorreram ao Supremo para contestar novamente a constitucionalidade da tese.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita