25.6 C
Brasília

STF forma maioria para manter deputados nas eleições de 2026

Eleições de 2026 terão número atual de deputados federais eleitos

Data:

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter o número atual de 513 deputados federais nas eleições de 2026, referendando a liminar do ministro Luiz Fux. A decisão suspende o aumento para 531 cadeiras, e garante que qualquer mudança na composição só valerá a partir de 2030.

Decisão

A decisão foi tomada em resposta a pedido do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), de que o Legislativo havia cumprido a determinação da Corte, de 2023, e avançado  na discussão sobre a revisão no número de deputados.

Caso o Legislativo não cumprisse com a redistribuição proporcional, caberia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a determinar o número de deputados de cada Estado e do Distrito Federal.

Em junho, o Congresso Nacional aprovou uma lei que fixou em 531 o total de deputados federais a serem eleitos em 2026, sem reduzir o total de representantes por estado. O texto foi vetado pelo presidente Lula (PT), e a análise do veto ainda não foi apreciada pela Congresso.

O voto do relator Luiz Fux já foi acompanhado por Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Dias Toffoli. O julgamento no plenário virtual, aberto para referendar a decisão, encerra nesta quarta-feira (1º).

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025