22.5 C
Brasília

STF começa a analisar recurso de Bolsonaro em plenário virtual na próxima sexta (7)

Corte iniciará julgamento de embargos de declaração do núcleo crucial da tentativa de golpe

Data:

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciará, na próxima sexta-feira (7), o julgamento dos embargos de declaração do “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado. O julgamento, a ser realizado em plenário virtual, deve ser concluído até dia 14. Além do recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os de outros seis réus também serão apreciados.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Caso de Bolsonaro

A defesa do ex-presidente apresentou embargos de declaração objetivando “sanar as ambiguidades, omissões, contradições e obscuridades” da decisão do STF. Os advogados pediram a revisão da dosimetria da pena e alegaram cerceamento de defesa durante o processo.

Como regra, embargos de declaração não mudam sentença, mas esclarecem pontos. No entanto, a correção de um desses vícios pode levar a uma mudança de resultado se a omissão, por exemplo, for sobre um argumento que, ao ser analisado, possa mudar o sentido da decisão inicial.

Outros seis réus

Também serão analisados os recursos de Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal; Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Braga Netto.

Vale lembrar que a defesa de Mauro Cid — delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro — não apresentou recurso e, portanto, o ministro Alexandre de Moraes já determinou o início do cumprimento da pena. O colegiado fixou 2 anos de reclusão em regime aberto, com o cumprimento de medidas cautelares. Desse total, ainda será descontado o tempo em que o delator ficou preso de forma provisória.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado