18.5 C
Brasília

STF atinge maioria pela constitucionalidade da indicação de parentes em cargos políticos

Decisão proíbe nepotismo cruzado e restringe indicações no primeiro escalão do Executivo

Data:

Nesta quinta-feira (23), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) atingiu maioria para considerar constitucional a possibilidade de nomeação de parentes para o exercício de cargos políticos, desde que haja qualificação técnica e idoneidade moral ao cargo na forma da Lei.

Assim, excetuando esses critérios, é vedada a indicação de parentes para cargos em outros Poderes e instituições independentes, como ministérios públicos e tribunais de contas. Além disso, foi definido que membros do primeiro escalão seriam proibidos de indicar parentes. Estes seriam ministros e secretários de estado, além de secretários municipais. Nepotismo cruzado – troca de nomeações de parentes entre agentes públicos de órgãos diferentes – também foi vedado.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

O placar é de 6×1. O voto do relator, ministro Luiz Fux, foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. O único que apresentou divergência foi o ministro Flávio Dino. Faltam votar os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin e Cármen Lúcia.

O recurso extraordinário (RE 1133118) foi ajuizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que requer declaração de constitucionalidade da lei do município de Tupã (SP) que permitiu a nomeação de parentes para um cargo de secretário municipal. No recurso, o município argumenta que o caso não estava explícito na Súmula Vinculante 13, que proíbe o nepotismo em cargos de comissionados ou de confiança na administração pública.

Vale lembrar que o tema é de repercussão geral (Tema 1.000), ou seja, a decisão da Corte será aplicada a todos os casos semelhantes em tramitação nas diferentes instâncias da Justiça brasileira.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita