21.6 C
Brasília

STF adia julgamento sobre tributação de lucros no exterior após novo pedido de vista

Alexandre de Moraes vota a favor da tributação, mas processo segue indefinido no Supremo

Data:

O STF adiou novamente o julgamento sobre a tributação de lucros de empresas brasileiras no exterior, após o ministro Kassio Nunes Marques pedir vista do processo. O placar está em 2×1 a favor do Fisco, com o ministro Alexandre de Moraes votando a favor da tributação, acompanhando a divergência aberta por Gilmar Mendes.

Moraes argumentou que a cobrança do Imposto de Renda e CSLL sobre os lucros no exterior não viola tratados internacionais contra a bitributação. “Os tratados firmados pelo Brasil evitam a dupla tributação jurídica, mas não impedem a tributação de acréscimos patrimoniais obtidos por empresas controladoras sediadas no Brasil”, declarou.

Impacto bilionário e incerteza jurídica

A decisão do STF tem grande impacto fiscal, já que uma eventual vitória da Vale, empresa envolvida no caso, poderia resultar na devolução de R$ 142,5 bilhões em tributos arrecadados entre 2017 e 2021, além de reduzir em R$ 28,5 bilhões anuais a arrecadação federal no futuro.

Embora o caso não tenha repercussão geral, o resultado poderá influenciar outras empresas brasileiras que operam no exterior e enfrentam disputas semelhantes. O julgamento, iniciado em maio de 2023, já foi interrompido três vezes, ampliando a incerteza sobre o desfecho da disputa tributária.

Autores

  • Estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB), busco, junto ao jornalismo político, desenvolvimento profissional e experiências que possam aperfeiçoar esta jornada. * Estagiária sob a supervisão da equipe de reportagem.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Lula lidera cenários de 2026, mas disputa está em aberto

Levantamento mostra presidente à frente em todos os cenários, com oposição fragmentada

Comissão de Infraestrutura vota projeto do Plano Rios Livres da Amazônia

Comissão também analisará propostas sobre ferrovias, navegação e saneamento

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo