25.6 C
Brasília

STF adia julgamento sobre tributação de lucros no exterior após novo pedido de vista

Alexandre de Moraes vota a favor da tributação, mas processo segue indefinido no Supremo

Data:

O STF adiou novamente o julgamento sobre a tributação de lucros de empresas brasileiras no exterior, após o ministro Kassio Nunes Marques pedir vista do processo. O placar está em 2×1 a favor do Fisco, com o ministro Alexandre de Moraes votando a favor da tributação, acompanhando a divergência aberta por Gilmar Mendes.

Moraes argumentou que a cobrança do Imposto de Renda e CSLL sobre os lucros no exterior não viola tratados internacionais contra a bitributação. “Os tratados firmados pelo Brasil evitam a dupla tributação jurídica, mas não impedem a tributação de acréscimos patrimoniais obtidos por empresas controladoras sediadas no Brasil”, declarou.

Impacto bilionário e incerteza jurídica

A decisão do STF tem grande impacto fiscal, já que uma eventual vitória da Vale, empresa envolvida no caso, poderia resultar na devolução de R$ 142,5 bilhões em tributos arrecadados entre 2017 e 2021, além de reduzir em R$ 28,5 bilhões anuais a arrecadação federal no futuro.

Embora o caso não tenha repercussão geral, o resultado poderá influenciar outras empresas brasileiras que operam no exterior e enfrentam disputas semelhantes. O julgamento, iniciado em maio de 2023, já foi interrompido três vezes, ampliando a incerteza sobre o desfecho da disputa tributária.

Autores

  • Estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB), busco, junto ao jornalismo político, desenvolvimento profissional e experiências que possam aperfeiçoar esta jornada. * Estagiária sob a supervisão da equipe de reportagem.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025