22.5 C
Brasília

Setor elétrico é tema de debate no Congresso Nacional nesta semana

Medidas reduzem peso de subsídios sobre o consumidor final

Data:

O Congresso deve instalar nesta semana comissões mistas para analisar duas medidas provisórias (MPs) do governo Lula. que se propõem a modernizar o setor elétrico e reduzir os custos da energia para a população.

A MP 1300/2025 cria a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que isenta totalmente do pagamento da conta de luz famílias de baixa renda que consumirem até 80 kWh por mês. A medida pode beneficiar até 60 milhões de brasileiros, incluindo inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo per capita, idosos com BPC, indígenas e quilombolas.

Porém, a medida corre o risco de perder sua validade, caso a comissão responsável por sua análise não seja instalada no Congresso nas próximas semanas. A comissão já foi adiada por diversas vezes.

Hoje, a isenção total vale, apenas para consumo de até 50 kWh, por indígenas e quilombolas, enquanto outros beneficiários recebem descontos escalonados. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a atualização das faixas não reduzirá os benefícios atuais. A expectativa é diminuir a inadimplência, furtos de energia e custos das distribuidoras.

A Tarifa Social é financiada pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), mantida com recursos orçamentários e cobranças nas contas de energia.

Repasse de custos

Já a MP 1304/2025 propõe limitar o repasse de custos ao consumidor final, substituindo usinas termelétricas por hidrelétricas e restringindo o uso da conta de luz para custear políticas públicas do setor. A ideia é conter aumentos tarifários causados por subsídios, como os do programa Proinfa.

As duas MPs têm prazo de até 120 dias para análise no Congresso. Caso não sejam votadas a tempo, perdem a validade.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita