31.5 C
Brasília

Servidores do Meio Ambiente repudiam pressão de Lula sobre o Ibama

Ascema Nacional critica interferência política na liberação da exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Data:

A Associação Nacional dos Servidores do Meio Ambiente (Ascema Nacional) emitiu uma nota oficial condenando a pressão do presidente Lula (PT) sobre o Ibama pela liberação da exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas. Em entrevista nesta quarta-feira (12), Lula criticou a demora do órgão em liberar que a Petrobras atue na região.

A associação considerou “inadmissível qualquer tipo de pressão política que busque interferir no trabalho técnico do órgão, especialmente quando se trata de uma decisão que pode resultar em impactos ambientais irreversíveis”.

Segundo a nota, desde 2012 existe a possibilidade da realização de uma avaliação ambiental de área, o que permitiria definir os espaços aptos ou não para a exploração. No entanto, o governo não teria pressionado para que a análise saísse do papel.

Além disso, a associação considerou que as declarações desqualificam e desrespeitam o Ibama, e argumentam que o instituto deveria ser reconhecido como órgão de Estado, sem interferências políticas “como as que o presidente Lula tenta implementar”.

A nota também defende a importância do fortalecimento das instituições ambientais e a valorização dos servidores, destacando que a postura do presidente é contraditória a de um país que sediará a COP-30. A pressa do governo não estaria de acordo com a situação atual do Ibama, que está com a gestão sucateada, de acordo com a nota. A associação cobra melhores condições de trabalho e mais profissionais para a área.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Câmara aprova acordo internacional para proteção do alto-mar

Tratado do Alto-Mar estabelece normas para conservação e uso sustentável em áreas além da jurisdição nacional

CPMI do INSS: Base governista quer convocar Paulo Guedes para depor

Objetivo é esclarecer gestão da Previdência Social entre 2019 e 2021, no Ministério da Economia

Câmara instala comissão especial da PEC da Segurança

Projeto visa reformular gestão do sistema de segurança com participação do governo, estados e municípios

Análise: Os movimentos de Tarcísio pró-anistia

Enquanto, na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF)...