18.5 C
Brasília

Senado se prepara para discutir regulamentação do Comitê Gestor do IBS

Além do comitê gestor, projeto trata do imposto sobre herança e doações

Data:

A regulamentação do Comitê Gestor do IBS (PLP 108/24) deve começar a movimentar o Senado Federal, na próxima semana. Segundo o relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), um plano de trabalho deve ser divulgado na quarta-feira (2). A decisão foi tomada após reunião do relator com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e os prefeitos de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) e de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB). Também participaram os presidentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, e da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.

Imposto sobre doação

O projeto regulamenta o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS), parte central do novo sistema tributário e entidade independente de todos os outros órgãos públicos. O órgão será responsável por administrar a arrecadação, fiscalização, cobrança e distribuição do IBS. Ou seja, o Comitê gestor que vai mediar as dúvidas em relação ao novo imposto estadual e municipal, e também definirá quanto do que foi arrecadado cabe a cada unidade da Federação.

O projeto também define normas relacionadas ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), possibilitando a cobrança no “perdão de dívida por liberalidade e sem justificativa” e na “transmissão declarada como onerosa para pessoa que não comprove capacidade financeira para sua aquisição”.

O texto aprovado na Câmara também altera a definição de responsabilidade de quem comete infração tributária. O novo texto prevê claramente que as plataformas digitais de intermediação de pagamento não serão responsabilizadas pelas infrações dos usuários. Além disso, é admitida a possibilidade de transferência de crédito do imposto para empresas do mesmo grupo econômico.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita